terça-feira, 24 de março de 2015

A importância dos focos cirúrgicos

Iluminação para tarefas específicas 

Um dos equipamentos eletromédicos fundamentais em centro-cirúrgicos e salas de exame são os focos de luz.  Além da iluminação geral do ambiente, diferentes tipos aparelhos de iluminação são usados para a realização de tarefas específicas. Chamados de sistema de iluminação de tarefa, eles auxiliam na visualização adequada dos procedimentos cirúrgicos. 

O sistema de iluminação de tarefa é composto por um foco central, que pode possuir um ou dois braços articuláveis, com lâmpadas protegidas por uma cúpula. 
Foco cirúrgico de Teto com um braço articulável da Martec Med. Disponível
em: http://www.martecmed.com.br/gallery-layouts/linha-cirurgica.html

Por ser articulado, ele pode ser posicionado de acordo com a necessidade da equipe durante o procedimento.

Foco cirúrgico de Teto dois braços articuláveis da Martec Med. Disponível
em: http://www.martecmed.com.br/gallery-layouts/linha-cirurgica.html


Outro tipo de equipamento utilizado é o foco cirúrgico auxiliar. Com uma única cúpula, ele possuí como característica principal a mobilidade, podendo ser levado para ambientes diferentes.

Foco cirúrgico auxiliar da  Martec Med. Disponível
em: http://www.martecmed.com.br/gallery-layouts/linha-cirurgica.html

Três questões devem ser levadas em conta ao escolher os focos de luz: o sistema de emergência, a intensidade da iluminação e o Índice de Reprodução de Cores (IRC).

As pesquisas indicam que tarefas visuais consideradas difíceis, como a cirurgia, precisam de iluminação adicional, entre 10.000 e 20.000 lux (NBR 5413, 1992). Em outras palavras, a iluminância na sala de cirurgia deve ser muito mais alta do que em um corredor, tendo em vista que as tarefas ali executadas são de alta precisão e possuem um período maior de permanência.

Quanto ao IRC, ambientes como as salas de exames e análise de pacientes precisam de uma reprodução de cor muito próxima do real, tornando o Índice de Reprodução de Cores um fator importante na escolha das lâmpadas. Quanto mais alto o IRC de uma lâmpada, mais similar a natural a cor vai parecer aos olhos humanos (FIORINI, 2006).
Exemplo de IRC/ Representação de cor:

Disponível em: https://huntertradeiluminacao.wordpress.com/



Por último, uma questão relevante que deve ser levada em conta na hora da escolha do foco cirúrgico é a existência de sistema de emergência. Com o fornecimento de energia cada vez mais instável em todos os estados brasileiros, os equipamentos de iluminação precisam conter um sistema que o mantenha em funcionamento, mesmo em casos de queda de energia.
Sistema de emergência do Foco cirúrgico auxiliar da Martec Med. Disponível em: http://www.martecmed.com.br/gallery-layouts/linha-cirurgica.html

Referências
FIORINI, T. M. Projeto de iluminação de ambientes internos especiais. Vitória, EP: UFES, 2006.
PECCIN, A. Iluminação Hospitalar: estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: UFRS, 2002.
ROMANI, T. K.; NOGUEIRA, M. C. J. Avaliar a iluminação artificial nos centros cirúrgicos em Cuiabá: estudo de caso. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/7708-35226-2-PB%20(2).pdf. Acesso em: 20 mar. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário