quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aparelho produtor de ar frio para fins terapêuticos da Martec Med

Dentre as várias possibilidades de uso da refrigeração está a dermatologia e a crioterapia. Tratamentos dermatológicos tem se tornado cada vez mais comuns, fato que tem impulsionado o mercado de fabricação e comercialização de equipamentos médicos a atualizar-se para atender a esta demanda. Tem ocorrido também um incremento das pesquisas científicas nesta área.
A crioterapia é uma modalidade terapêutica já bastante conhecida na medicina esportiva e agora vem se popularizando na dermatologia e estética. Consiste na aplicação de qualquer substância ao corpo, resultando em uma retirada do calor corporal, reduzindo a temperatura tecidual. Os efeitos fisiológicos da crioterapia são a anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimulação do relaxamento, estimulação da rigidez articular, redução do metabolismo, inflamação, circulação, edema e quebra do ciclo dor-espamo-dor. A escolha do método a ser utilizado deve basear-se na análise da área a ser tratada, dentre eles está o resfriador de pele (skin cooler).
Os skin coolers ou resfriadores de pele podem ser usados em diversas aplicações: rejuvenescimento, anti-envelhecimento,  eliminação  de  celulites,  gordura localizada,  lipoaspiração,  espasmos  musculares,  estrias,  cicatrizes,  e  para  a  face:  lifting  de  pele, redução de rugas. Além disso, substitui a necessidade da anestesia em certos tipos de tratamento e, também, criocirurgia.


O resfriador de pele é um equipamento de refrigeração dermatológica cujo mercado ainda é pouco explorado. A maioria dos equipamentos existentes ainda é importada, tornando o seu custo elevado. Um excelente produto lançado no mercado nacional é o Ice Vens da Martec Med. Além de ter um preço cerca de 40% a 50% mais baixo do que o importado, o Ice Vens ainda oferece uma maior portabilidade, pois é extremamente leve.
O resfriador de pele da Martec Med produz um jato frio soprado por através de um compressor de alto fluxo, não utilizando consumíveis, pois o ar é o seu fluído analgésico. O jato em contato com a pele produz uma crioanalgesia temporária, possibilitando transformar tratamentos dolorosos em tratamentos mais confortáveis para o paciente, como aplicação de laser/luz pulsado, escleroterapia ou aplicação de Botox.



Bibliografia.

AMORIM, D. R. B. UNB, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário